terça-feira, 5 de julho de 2011

0 Concentração e manutenção vibratória

O termo “concentração” se for desmembrado, por si só fala do seu significado - CONCENTRA A AÇÃO - , ou seja, refere-se às coisas que têm um centro comum ou que são deslocadas para um centro.


Se quisermos fazer um furo em um papel ou cortarmos um papel com uma faca teremos que ter ou algo pontiagudo para fazer o furo, ou uma faca afiada para fazer o corte, isto porque se aplicarmos uma força sobre um único ponto a ação terá mais eficiência do que se for aplicada em muitos pontos distintos.

Assim também a nossa mente necessita estar “apontada” ou “afiada” para conseguirmos uma boa concentração. E somente quando conseguimos este foco é que poderemos perceber as vibrações mais sutis que nos cercam e manter a conexão com elas.

Um dos grandes sábios da Índia – Sri Râmana Maharshi – dizia: “A mente do homem está repleta de pensamentos e, por isso, o indivíduo é extremamente fraco. Se em lugar destes inúmeros pensamentos inúteis, permanecer um único, esse será o poder em si mesmo e terá grande influência”.

A concentração não é com certeza o objetivo final, é uma habilidade necessária e o instrumento que permite ao homem viver em um nível de consciência mais elevado e melhor.

Há condições que impedem que se tenha sucesso em uma concentração:

1 – A concentração não deve ser treinada quando o indivíduo está em extrema fraqueza física, resultante de enfermidade ou aborrecimento que afete a força de vontade;

2 – Demasiados compromissos diários que não deixam tempo nem energias para exercícios sistemáticos e contínuos de educação da mente. Concentrar-se apenas uma vez por semana pode não dar resultados efetivos.

3 – A falta de convicção íntima, intuitiva e firme, de que um trabalho desta natureza lhe abrirá as portas para uma vida nova e melhor

Para que haja sucesso é preciso:
4 – Saber que você não é a sua mente, e que ela deve estar sob o seu controle. Isso só se consegue com treino contínuo e perseverante.

5  É necessário que haja uma decisão firme onde as desculpas de cansaço, falta de tempo e inquietação não estejam presentes;

6 – Ajuda muito manter o foco da concentração se conseguimos desenvolver a capacidade de pensar tranqüila, fria e claramente sobre a vida humana em geral, sabendo que acima de qualquer vontade humana impera uma Vontade Divina.
                                                                                                                                                                    
O poder da concentração que constitui, praticamente, a base de todas as faculdades superiores do homem – é trabalho árduo e exige toda a nossa atenção e não apenas alguns minutos do dia ou algumas horas na semana. O principal obstáculo à concentração é a falta de controle da natureza emocional do homem comum, não disciplinado. 

Devemos escolher, dentre as vibrações boas ou más, apenas as de que necessitamos na vida cotidiana e recusar nos ocuparmos delas quando tivermos trabalho melhor a executar, ou seja, nas atividades diárias temos que muitas vezes conviver com vibrações que exigem de nós muito equilíbrio, mas para que nos ocuparmos delas se podemos nos ligar em vibrações muito melhores em momentos especiais? 

Eu posso estar tão preocupado com o bem estar da minha família que não consigo me esquecer deles um minuto sequer. O resultado é que serei incapaz de fazer cessar os pensamentos desnecessários e insistentes a fim de levar meu pensamento para onde realmente eu quero focar.

A atitude positiva diante da oportunidade de concentrar-se, isto é, saber que é natural a mente ficar focada quando a vontade está presente, é um fator preponderante para o sucesso da concentração.

Mas o que é a mente?

Difícil responder esta pergunta corretamente, mas podemos tentar analisando suas funções. Podemos dizer que a “mente é apenas o conjunto de nossos pensamentos. Se cessardes de pensar, onde estará ela?” (Râmana)

Se assim entendermos podemos diferenciar o pensamento (mente) do pensador (espírito). Fazendo uma correlação poderíamos dizer que um é o cavaleiro (espírito) e o outro é o cavalo (mente). Quem deve conduzir quem? É importante saber que você pode, através de sua vontade, dirigir os processos do seu pensamento.

VOCÊ NÃO É OS SEUS PENSAMENTOS. VOCÊ É ESSENCIAL. VOCÊ É AQUELE QUE DIRIGE.

Estes conceitos devem estar firmemente incorporados para que o processo de educação da mente possa ser executado com êxito.

----------------------
NA PRÁTICA
----------------------

Um lugar silencioso e tranqüilo é indispensável. Não haver interrupções é outra condição necessária.
Outras interferências:

a) A expectativa – de que algo possa advir do seu pensamento febril. Este pensamento febril é o padrão que costumamos ter nas horas de atividade consciente, ou seja, os pensamentos que temos na maior parte de nosso dia;

b) Ao começar o exercício de concentração muitos pensamentos começam a “atacar” levando muitas vezes a se esquecer temporariamente do objetivo do momento. Eles são de pouca importância, mas a mente consciente que não quer ceder espaço dirá que eles são muito importantes.
                                                                                                                                                            
Para vencer este obstáculo é possível dizer a si mesmo: 

“Além deste tempo que eu tenho para me dedicar a este trabalho eu tenho todo o resto do dia para pensar em outras coisas”

“Não há razão neste momento para obedecer aos pensamentos errantes gerados pela minha mente rebelde”.

“Nada de importante acontecerá se eu evitar que os pensamentos ocupem este tempo que aqui estou”

“Todo e qualquer pensamento neste momento não me interessa”.

Quando se consegue este domínio da mente uma sensação de liberdade de consciência começa a tomar corpo e uma paz mental normalmente se instala.

A chave neste momento é: NÃO TENHO INTERESSE ALGUM PELOS MEUS PENSAMENTOS. Com esta chave abrimos a porta da faculdade de “sentir e ver” as emoções e os pensamentos do mundo espiritual.

A intuição também pode sobrevir como resultado pela boa concentração pois podemos dizer que a intuição é o poder da cognição sem pensamentos. É uma ação isenta de raciocínio lógico, com os melhores resultados possíveis.

Não precisamos ao treinar a concentração nos preocuparmos com ela, pois isto nos desviará do objetivo que é deixar a mente tranqüila, a intuição virá normalmente no momento adequado. 

Você pode experimentar algumas variações para treinar a sua concentração:

a) Ao ouvir uma música procure ouvir o silêncio entre uma nota musical e outra e verá que ele estará como um pano de fundo onde a música se faz;

b) Olhe para um objeto fixamente por alguns instantes e depois fechando os olhos deixe que somente este objeto ocupe a sua mente; 

c) Se você tiver um relógio com ponteiro de segundos fixe os olhos no ponteiro e apenas acompanhe com o olhar o movimento que ele faz, mantendo uma respiração calma e tranqüila.

d) Imagine que sua mente é um espelho e todo e qualquer pensamento que vier vai bater neste espelho e retornará para onde ele veio.

e) Se o pensamento se desviar do foco de sua concentração traga o de volta e diga para si mesmo “Todo e qualquer pensamento diferente neste momento não me interessa”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis