A fixação mental é o estado em que o espírito, encarnado ou desencarnado, cristaliza seu psiquismo em torno de determinados fatos, acontecimentos ou sentimentos do passado, isolando-se do mundo externo e passando a viver unicamente em função daquelas idéias. O espírito perde a noção de tempo e sua mente apenas enxerga esses fatos, acontecimentos ou sentimentos que lhe causaram profundo desequilíbrio e desarmonia interior. Para ele, é como se o tempo não tivesse passado, ficando estacionado nesta situação anos seguidos, gravitando em torno da própria perturbação, que pode perdurar durante séculos.
"Não se interessando por outro assunto a não ser o da própria dor, da própria ociosidade ou do próprio ódio, a criatura desencarnada, ensimesmando-se, é semelhante ao animal no sono letárgico da hibernação. Isola-se do mundo externo, vibrando tão-somente ao redor do desequilíbrio oculto em que se compraz. Nada mais ouve, nada mais vê e nada mais sente, além da esfera desvairada de si mesma".
--------------------------------------------------------------------
Andre Luiz / Chico Xavier
Trecho do Livro "Nos domínios da mediunidade"
O que gera o estado de fixação mental é a perturbação interior do espírito, causada pela ocorrência de um acontecimento vivenciado em experiência reencarnatória anterior, que lhe trouxe dor e sofrimento e desencadeou sentimentos de ódio, paixão, ciúme ou desejo de vingança. Devido ao seu nível evolutivo ainda atrasado, o espírito não consegue vencer a luta contra a dor e o sofrimento, entregando-se à imobilização por tempo indeterminado e vibrando unicamente em torno desses pensamentos.
A conseqüência dessa imobilização pela fixação mental é adiamento do processo de evolução do espírito. Quando retorna ao mundo espiritual, o espírito leva consigo os mesmos pensamentos que cultivou durante a existência física.Mantém-se na posição espiritual que conquistou. Tendo sustentado uma existência de tormentos, rebeldia e desejos de vingança, o espírito volta como mais um desajustado a necessitar de tratamento, estacionado em zonas inferiores e com perspectiva de reencarnação dolorosa no futuro.
Essa situação dolorosa pode ser perfeitamente revertida pelo espírito. Para tanto, tem ele que aprimorar os seus sentimentos e abrandar o coração. Isto pode ser conseguido nas reuniões de desobsessão, em que o espírito que se encontra neste estado é recebido com muito amor e fraternidade pelo grupo mediúnico e instruído com conhecimentos doutrinários e evangélicos. Muitos aceitam essa doutrinação, até mesmo por estarem entediados do mal e procuram a regeneração. Outros, porém, mantêm-se aferrados em suas idéias, permanecendo recalcitrantes e inconformados. Para estes, o recurso é a reencarnação num corpo débil, em que o choque provocado pelo ingresso compulsório na carne poderá levá-los ao restabelecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário