Possuir boas maneiras, ao pensar, falar e agir nada mais é do que a prática de muitos fundamentos ensinados pelo Mestre Jesus.
Somos essencialmente seres sociais, e a convivência diária exige a prática do bem, do amor e da caridade; em suma, das boas maneiras.
Vejamos o que o espírito de André Luiz, na obra Sinal Verde, nos convida a refletir:
===========================================
SAUDAÇÕES
===========================================
Toda saudação deve basear-se em pensamentos de paz e alegria. Pense no seu contentamento quando alguém lhe endereça palavras de afeto e simpatia, e faça o mesmo para com os outros. Mobilize o capital do sorriso e observará que semelhante investimento lhe trará precioso rendimento de colaboração e felicidade. Uma frase de bondade e compreensão opera prodígios na construção do êxito. Auxilie aos familiares com a sua palavra de entendimento e esperança. Se você tem qualquer mágoa remanescendo da véspera, comece o dia,
à maneira do Sol: - esquecendo a sombra e brilhando de novo.
===========================================
NOS DOMÍNIOS DA VOZ
===========================================
Observe como vai indo a sua voz, porque a voz é dos instrumentos mais importantes na vida de cada um. A voz de cada pessoa está carregada pelo magnetismo dos seus próprios sentimentos. Fale em tonalidade não tão alta que assuste e nem tão baixa que crie dificuldade a quem ouça. Sempre aconselhável repetir com paciência o que já foi dito para o interlocutor, quando necessário, sem alterar o tom de voz, entendendo-se que nem todas as pessoas trazem audição impecável. A quem não disponha de facilidades para ouvir, nunca dizer frases como estas: "Você está surdo?", "Você quer que eu grite?", "Quantas vezes quer você que eu fale?" ou "já cansei de repetir isso". A voz descontrolada pela cólera, no fundo, é uma agressão e a agressão jamais convence. Converse com serenidade e respeito, colocando-se no lugar da pessoa que ouve, e educará suas manifestações verbais com mais segurança e proveito. Em qualquer telefonema, recorde que no outro lado do fio está alguém que precisa de sua calma, a fim de manter a própria tranqüilidade.
===========================================
MODOS DESAGRADÁVEIS
===========================================
Manejar portas a pancadas ou pontapés.
Arrastar móveis com estrondo sem necessidade.
Censurar os pratos servidos à mesa.
Sentar-se desgovernadamente.
Assoar-se e examinar os resíduos recolhidos no lenço, junto dos outros, esquecendo que isso é mais fácil no banheiro mais próximo.
Bocejar ruidosamente enquanto alguém está com a palavra.
Falar como quem agride.
Efusões afetivas exageradas, em público.
Interromper a conversação alheia.
Não nos esqueçamos de que a gentileza e o respeito, no trato pessoal, também significam caridade.
----------------------------------------
André Luiz / Chico Xavier
Páginas do livro Sinal Verde
Esses momentos de convivência e relacionamento são oportunidades valiosas para iluminarmos os corações; fortalecermos os laços de amizade; e difundirmos a fraternidade com os atos de bondade e os gestos de amor e carinho. Isto é realmente o bom tom aplicado no cotidiano.
--------------------------------------------------------
QUESTÃO PARA REFLEXÃO: Precisamos, necessariamente conhecer todas as regras de boas maneiras? Se aplicarmos a máxima "não fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem" estaremos, na maioria dos casos, nos encaixando nas regras de boa maneira?
Quen é o autor dos textos postados no blog?
ResponderExcluirOlá "Anônimo". A autoria está sempre atribuída ao final dos textos. Quando este fato não ocorre, o texto foi então produzido pela equipe do Centro espírita Luz Eterna. Obrigado pela visita! Não esqueça de se inscrever para receber nossas atualizações por email. Um abraço Fraterno.
ResponderExcluir