"Porás no cabeçalho do livro a cepa que te desenhamos, porque é o emblema do trabalho do Criador. Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor podem representar o corpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos".
----------------------------------------------------------------
Allan Kardec
Prolegômenos de O Livro dos Espíritos
O ramo da videira é a imagem perfeita da relação espírito-matéria. Neste ramo estão os princípios fundamentais da Doutrina Espírita, ou seja, a união do espírito ao corpo físico, através do perispírito. O corpo é a rama da videira, a alma ou espírito unido à matéria é a uva e o espírito é o líquido dentro da uva, seu suco. Através do trabalho, o ser humano transforma o suco em vinho, ou seja, a destila, retira sua quintessência, transforma o espírito em um espírito do mais alto grau, superior, evoluído.
Ressalta-se que esta imagem possui como objetivo apenas alegoria; metáfora do que é a obra Divina, e não possui nenhum caráter "sagrado" à doutrina.
Agradeço pela informação.
ResponderExcluirFui votada no meu trabalho a fazer parte da cepa. ..mas eu nem sei o que significa ainda direito isso. ..Gostaria de saber.
ResponderExcluirMuito bom. É uma analogia bem próxima da realidade da vida espiritual e encarnada.
ResponderExcluirComo disse O Espírito da Verdade, no prefácio do Evangelho Segundo o Espiritismo, "Os Espíritos do Senhor-que são as virtudes dos céus- como um imenso exército que se movimenta ao receber a ordem de comando, espalham-se sobre toda a face da Terra. Semelhante as estrelas cadentes, vêm iluminar o caminho e abrir os olhos aos cegos.
ResponderExcluirAgradeço pela informação. Paz e Luz
ResponderExcluirEmocionante, tão simplificado. Simplesmente gratidão . Entendi perfeitamente agora. E cada vez mais amo a doutrina espírita . Tentando melhorar a cada dia. Gratidão .
ResponderExcluir